segunda-feira, 17 de março de 2025

Filosofia Hermética - O Caibalion



Ceeport

 Filosofia Hermética - O Caibalion


"Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento" 

O Caibalion


Hoje vamos falar de uma filosofia secreta, que veio do antigo Egipto, de Hermes Trismegisto e que influencia os sistemas filosóficos de todas as raças, povos e nações ao longo de milhares e milhares de anos, trata-se de uma filosofia que oferece uma visão profunda sobre a natureza da realidade e a interconexão de todas as coisas.

Hermes Trismegisto era considerado o Mestre dos mestres, foi o pai da Ciência Oculta, o fundador da astrologia, o descobridor da Alquimia. Desconhece-se a data da sua existência no Egipto, mas segundo as autoridades mais entendidas consideram-no contemporâneo de Abraão, já que em algumas tradições judaicas alegavam que Abraão adquiriu parte do seu conhecimento místico do próprio Hermes.  

Este conhecimento baseia-se em sete leis que regem o universo. Sim, leis que funcionam independentemente das suas crenças, elas são tão certas quanto a lei da gravidade que você não questiona. 

Vou aqui explicar um pouco sobre cada um dos sete princípios ou leis herméticas:

1 - Princípio do Mentalismo

Este princípio diz-nos que o universo é mental, ou seja tudo o que existe foi criado primeiro na mente. Assim, os nossos pensamentos criam a nossa realidade. A compreensão deste princípio permite-nos aplicá-lo de forma inteligente para o nosso desenvolvimento e felicidade. Sem este conhecimento forçar o aparecimento dos nossos desejos torna-se inútil.

2- Princípio da Correspondência

Este princípio fala-nos da correspondência entre os diversos planos de existência da vida, refere-se "o que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima", ou seja aquilo que pensamos será aquilo que se irá manifestar na nossa realidade. 

3 - Princípio da Vibração

Este princípio diz nos que nada no universo está parado, tudo está em constante movimento. Mesmo que aos nossos olhos isso não nos seja percetível, o planeta gira todo o tempo e nós também não o sentimos. O conhecimento deste princípio permite, com as fórmulas apropriadas, controlar as nossas próprias vibrações mentais assim como as dos outros.

4- Princípio da Polaridade 

Este princípio determina que tudo é dual, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. os opostos são na verdade a mesma coisa, só diferem em grau. Por exemplo calor e frio, eles simplesmente diferem na variação de graus. Através da observação do termómetro podemos descobrir onde termina o calor e começa o frio.

"Grande e pequeno", "forte e fraco", "alto e baixo", "branco e preto", "bem e mal", o conhecimento desta lei permite-nos mudar a nossa polaridade assim com a dos outros, se aprendermos a dominar esta arte.

5 - Princípio do Ritmo

Tudo tem um ritmo, um ciclo, existe sempre uma ação e uma reação, uma subida e uma descida, assim como o mar, maré alta e uma maré baixa, para a frente ou para trás. Não se pode impedir o funcionamento deste princípio, mas podemos aplicar-lhe a lei da neutralização para conseguir lhe escapar. Todas as pessoas que adquiriram um certo grau de domínio próprio executam este princípio mais ou menos inconscientemente, um mestre fá-lo de forma consciente, depois de atingir um certo grau de equilíbrio e firmeza mental.

6 - O princípio da Causa e Efeito

Este princípio diz que há uma causa para todo o efeito, e um efeito para toda a causa. Não há nada que seja casual. mas deve se ter em conta que existem vários planos de causa e efeito, sendo que os planos superiores dominam os inferiores, mas nada escapa a lei.

Enquanto a multidão é arrastada pelo ambiente, o mestre, elevando-se a um plano superior, torna-se um motor em vez de um peão.

Ou seja, um pensamento (plano mental - causa) vai criar algo aqui neste plano físico (efeito), então o facto de termos consciência de que somos criadores da nossa realidade, podemos assumir o controlo e moldar o nosso destino.

7- Princípio do Género

Este princípio manifesta-se em tudo, o masculino e feminino estão sempre em ação. Tudo o que é masculino tem igualmente o elemento feminino e tudo o que é feminino tem o elemento masculino, não apenas no plano físico, mas também nos planos mental e espiritual. Refere-se à dualidade e à necessidade de equilíbrio entre essas energias em todas as coisas e nenhuma criação é possível sem este princípio. 


Os ensinamentos herméticos formam cuidadosamente mantidos em segredo pelas leis expostas. Como sempre digo, não fique só pelos ensinamentos, pratique-os!

O conhecimento de nada serve quando não é colocado em prática!

Para quem deseja saber mais tudo isto mais aprofundado recomendo a leitura completa do livro.


 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anjos e Arcanjos: Mensageiros da Luz e Guardiões da Alma

  Ceeport Anjos e Arcanjos: Mensageiros da Luz e Guardiões da Alma Desde tempos imemoriais, a humanidade sente a presença de forças invisíve...